Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (3008 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...


Total de visitas: 160539
DIVERSÃO PARA A TERCEIRA IDADE.
DIVERSÃO PARA A TERCEIRA IDADE.

Aposentado de Santos cria site

com piadas e dicas de viagens para

idosos.

 

 

Um idoso de Santos, no litoral de São Paulo, descobriu uma maneira diferente de diversão após a aposentadoria. Guilherme Gargantini criou um site voltado para idosos com piadas, dicas de bem estar, cuidados com animais, relacionamentos entre as pessoas de terceira idade, dicas de vinhos, danças, poesias e trajetos de viagem. Ele aproveita algumas caminhadas pela cidade para divulgar o novo meio de diversão.

Gargantini explica que a função do site é distrair os frequentadores que, segundo ele, já passaram de 10 mil desde a criação, em outubro de 2013. “Nosso nível de piadas é para distrair as pessoas que leem. Além disso, nós temos poesias, dicas de médicos, de cirurgiões dentistas de como proceder com a higiene bucal, temos histórias que atraem pessoas a ler essas histórias, isso é o interessante”, afirma.

A responsável por atualizar o site é a esposa do aposentado, a administradora Monika Gargantini. Ela, sempre que chega em casa, coloca os pensamentos e novidades criadas durante o dia. “É um pouco cansativo, mas tem sido bastante reconfortante por causa dos acessos que o site vem tendo. Nós estamos bastante felizes com os resultados, nós queremos que o nosso público contribua muito mais para que a gente agregue cada vez mais ao site”.

O consultor Sven Bleckwedl acredita que mais iniciativas como esta seriam importantes para o dia-a-dia dos idosos. “A proposta é muito bacana, faltam projetos como este para os idosos. É muito importante para ele”, diz.

A também aposentada Margarida Teixeira Possato gostou da ideia e, segundo ela, passará a frequentar o site criado por Guilherme. “É fantástico. Eu faço faculdade da 3ª idade e a nossa cabeça tem que estar sempre funcionando independente da nossa idade. Somos eternamente jovens”, comenta.

Lazer e Diversão na Terceira Idade 

Quando você pensa em idosos, pensa em cadeira de balanço, pijamas e cobertor? Isto é apenas um estereótipo. O fato é que de uns anos para cá os padrões mudaram. As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades físicas. Não é à toa que haja uma procura cada vez maior por lazer e diversão. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e só se divertir em uma partida de dominó ficaram no passado.

Pensando nesta promissora fatia de mercado, as agências de turismo, bingos, casas noturnas e academias promovem eventos visando atrair o público "mais experiente". Desde cruzeiros marítimos até ecoturismo, passando por atividades tranqüilas; tudo adaptado para todos os gostos e possibilidades.

Livros

Bom para quem quer se manter atualizado, a leitura, seja qual for, é um excelente exercício para a memória além de ser ótimo passatempo. O leitor se transporta para um universo todo novo, conhece tipos diferentes e sempre aprende alguma coisa nova. Recomendamos alguns bons livros que podem proporcionar momentos únicos de entretenimento:

:: "Diário do Farol", de João Ubaldo Ribeiro;

:: "Budapeste", de Chico Buarque;

:: "Código Da Vinci", Dan Brown;

:: "Quando Nietzsche Chorou", Irvin D. Yalom;

:: "Achados e Perdidos", de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Música

A música é fonte de descontração. Você pode ouvir as suas canções preferidas e dançá-las. Além disso, os menos tímidos podem se aventurar tentando tocar algum instrumento. As opções são variadas, indo dos mais simples, como tamborim e outros instrumentos de percussão, passando para o violão, piano e flauta transversa. A prática de um instrumento apura os ouvidos, aumenta a sensibilidade e a coordenação motora, além de ser um bom pretexto para organizar saraus e reunir os amigos. Conhecer os novos ritmos, sucessos e cantores é um jeito de continuar "antenado" com as novas tendências.

Filmes e Peças Teatrais

Assistir peças ou ir ao cinema é, sem dúvida, uma grande diversão. Transporta o espectador para um mundo diferente do seu. Faz sonhar, se emocionar. Chamar os amigos em torno de uma sessão de vídeo em casa ou com eles ir ao cinema é uma boa opção. As prefeituras dão incentivos, cobrando apenas meia entrada dos idosos.

Para a sua distração, indicamos alguns filmes:

:: "As Invasões Bárbaras", de Denys Arcand;

:: "Alguém Tem que Ceder", de Nancy Meyers;

:: "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein;

:: "As Garotas do Calendário", de Nigel Cole;

:: "Benjamim", de Monique Gardenberg;

:: "Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera", de Kim Ki-Duk.

Bingo

Os bingos, tão populares em quermesses, hoje são um negócio rentabilíssimo para diversos empresários que oferecem aos seus clientes cada vez mais conforto e comodidade. Salas refrigeradas, drinques e canapés, além de manobrista na porta e táxis à disposição, os bingos podem se transformar em ponto de encontro dos amigos e uma forma alternativa de conhecer pessoas novas.

Mas, cuidado: apesar de proporcionar momentos de distração, pode se tornar um vício sério e perigoso quando a pessoa perde o controle e passa a fazer do jogo sua única opção.

Dança

Uma das atividades mais procuradas hoje em dia é a dança de salão. O ritmo animado e os movimentos compassados podem trazer diversos benefícios ao corpo e à mente. As academias de dança variam de ritmo, e não é necessário se ter um par. É importante, no entanto, saber se você está apto a esse grau de atividade física. Converse com seu médico antes de se matricular em uma academia.

O dançarino e professor Carlinhos de Jesus diz que quanto mais cedo a pessoa começa a dançar, maiores os benefícios. "Mas nunca é tarde para entrar no salão", afirma. "A dança estimula a criatividade e fortalece a autoconfiança".

Os benefícios da dança são tantos que já existe uma corrente própria para a terceira idade: a maior novidade é a Dança Sênior, criada na Alemanha, realizada em grupo, e que pode ser praticada até por quem mal consegue se locomover.

Passeios ao ar livre

Caminhadas matinais com os netos à beira da praia ou em parques é uma excelente opção de lazer. Além de gratuito, é saudável e prazeroso. Acrescentar a isso exercícios de alongamento só enriquece a caminhada. Ao mesmo tempo, você estará se exercitando e ampliando o contato com os familiares.

Vans

As vans oferecem conforto e segurança. Podem ser alugadas com motorista e sua despesa ser dividida com os amigos. Alguns lugares como casas de espetáculo, bingos e restaurantes oferecem esse meio de transportes para seus clientes. Algumas até oferecem um pequeno lanche! A diversão já começa durante o trajeto.

Turismo

Viajar em qualquer idade sempre foi fonte de imenso prazer e distração. O cliente "jovem", de meia idade, aproveita essa fase da vida para conhecer lugares há muito sonhados, ou voltar onde um dia passou e gostou. Existem pacotes turísticos próprios para a terceira idade. Alguns hotéis fazenda contam com estrutura médica, nutricionistas e professores de educação física que estão preparados para supervisionar os passeios e atividades.

É importante não confundir aposentadoria com lazer. Ela é apenas um momento de descanso, direito de quem trabalhou longos anos. Deve-se somar à aposentadoria uma rotina saudável, que inclua diversão e exercícios leves, que podem melhorar as condições físicas e afastar o fantasma do mau humor e da depressão.

 

Balada em Santos para terceira

idade

 

Ficamos super felizes em ver que pessoas de todas as idades buscam informações sobre Santos na internet, e mais especificamente, no Juicy Santos. Afinal de contas, esse é um dos nossos objetivos: mostrar tudo de legal que rola na cidade.

Aqui estão as nossas dicas de baladas em Santos para a Sônia e pros leitores do blog:

Cadillac Bar: cheio de referências às décadas de 50 e 60, o Cadillac é a casa noturna em Santos que faz mais sucesso entre a galera +50. A decoração combina perfeitamente com essa vibe. A programação tem sempre pop rock clássico e muita gente animada dançando. O Cadillac Vintage Bar abre às sextas e sábados, a partir das 22 horas. Fica na Rua São Bento, 50, Centro.

Up Disco: a mais nova das opções de lugares para dançar em Santos é a Up, que fica quase na divisa com SV. Lá, o clima é mais disco dos anos 70 e 80, misturados até com hits atuais. Algumas vezes, a casa tem shows ao vivo, como o cantor Ritchie, que já tocou na Up Disco. Funciona todos os sábados, a partir das 22 horas. O endereço da Up Disco é Av. Presidente Wilson, 143, no José Menino.

Juá: um clássico da balada na Baixada Santista, fica na Ilha Porchat, em São Vicente. Toda quarta tem Quarta Single, para os solteiros. Nos outros dias da semana, tem a Quinta Romântica, Sexta do Classic Rock e do Flashback e o Sábado Melhor Balada. A entrada custa R$ 20. Vale lembrar que a vista da Ilha Porchat é linda! Endereço: Alameda Frank Richards, 192, São Vicente.

Baile na Praia: quem prefere dançar ao ar livre e com música ao vivo pode ir à Fonte do Sapo nos domingos para o Baile na Praia. Já que o horário de verão começa no dia 16 de outubro (próximo domingo), dá para aproveitar as tardes mais longas. A organização é da Prefeitura de Santos e, em caso de chuva, o evento é adiado.

Vale a pena lembrar: a agenda de Santos e região do Juicy Santos tem programas para todas as idades e as nossas sugestões de o que fazer no fim de semana em Santos são publicadas sempre às quintas-feiras.

 

Diversão: Idosos do programa

Cabelos de Prata participam de

atividades esportivas

 

Quando toca o forró, dona Paula dos Santos levanta da cadeira procura logo um par e vai pro meio do salão. É nesse ritmo alegre e contagiante que os 192 idosos do Cabelos de Prata do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Pintolândia se divertem.

“Dançar é a minha atividade preferida. Sempre que venho ao Cabelos de Prata me divirto muito, fazendo as atividades esportivas”, comentou dona Paula dos Santos, 78 anos, maranhense que adotou Boa Vista como cidade para envelhecer de forma saudável.

Segundo a monitora Maria Dilça, as oficinas fazem parte das ações desenvolvidas com os idosos do Programa e são realizadas em todos os Centros de Referência. “Toda programação envolve  jogos com e brincadeiras como dama, dominó, boliche, jogos de argola, vôlei, basquete e futsal, e são adaptadas para a terceira idade ”, explicou.

É dessa forma lúdica e recreativa que o Programa contribui com uma  vida mais ativa e saudável para mais de 900 idosos, proporcionando melhor qualidade de vida e prevenindo o aparecimento de várias doenças. “Acordo quatro horas da manhã, faço o meu café, visto um short, que sou garotona mesmo e venho pro Cabelos de Prata. Se não vier me sinto mal o dia inteiro”, disse dona Paula.

 

PIADAS DE TERCEIRA IDADE

 

Depois dos 50

• Os seqüestradores não se interessam mais por você.
• De um grupo de reféns, provavelmente você será um dos primeiros a ser libertado.
• As pessoas lhe telefonam às nove da manhã e perguntam: Te acordei?
• Ninguém mais o considera hipocondríaco.
• As coisas que você comprar agora não chegarão a ficar velhas.
• Você pode, numa boa, jantar às seis da tarde.
• Você pode viver sem relações sexuais, mas não sem os óculos.
• Você curte ouvir histórias das cirurgias dos outros.
• Você discute apaixonadamente sobre planos de aposentadoria.
• Você dá uma festa e os vizinhos nem percebem.
• Você deixa de encarar os limites de velocidade como um desafio.
• Você pára de tentar manter a barriga encolhida, não importa quem entre na sala.
• Você cantarola junto com a música do elevador.
• A sua visão não vai piorar muito mais.
• O seu investimento em planos de saúde finalmente começa a valer a pena.
• As suas articulações passam a ser mais confiáveis do que o serviço de meteorologia.
• Seus segredos passam a estar bem guardados com seus amigos, porque eles os esquecem.
• Você não quer nem saber onde sua mulher vai, contanto que não tenha que ir junto.
• Você é avisado para ir devagar. Pelo médico, e não pelo policial.
• Funcionou! – significa que você hoje não precisa ingerir fibras.
• Que sorte! – significa que você encontrou seu carro no estacionamento.
• Uma noite e tanto – significa que você não teve que se levantar para fazer xixi.
• Você não consegue se lembrar de quem lhe mandou esta lista.

***

Eram três filhos que saíram de casa, conseguiram bons empregos e prosperaram. Anos depois, eles se encontraram e estavam discutindo sobre os presentes que conseguiram comprar para a mãe, que já era bem idosa. O primeiro disse:
— Eu consegui comprar uma mansão enorme para nossa mãe.
O segundo disse:
— Eu mandei para ela uma Mercedes zero, com motorista.
O terceiro sorriu e disse:
— Com certeza ganhei de vocês dois. Vocês sabem como a mamãe gosta da Bíblia. Mas ela está praticamente cega, e não consegue mais ler. Então mandei pra ela um raro papagaio marrom, que consegue recitar a Bíblia todinha. Foram 12 anos de treinamento num mosteiro, por 20 monges diferentes. Tive de doar doze mil dólares por ano para o mosteiro, durante 10 anos, mas valeu a pena. Nossa mãe precisa apenas dizer o capítulo e versículo, que o papagaio recita sem um único erro.
Tempos depois, os filhos receberam da mãe uma carta de agradecimento pelos presentes:
— Milton, a casa que você comprou é muito grande. Eu moro apenas em um quarto, mas tenho de limpar a casa todinha.
— Marvin, estou muito velha pra sair de casa e viajar. Fico em casa o tempo todo, e nunca uso o Mercedes que você me deu. E o motorista também é muito mal educado.
— Querido Melvin, você é o único filho que teve bom senso para saber do que a sua mãe realmente gosta. Aquela galinha estava deliciosa. Muito obrigada!

***

Duas velhinhas bem velhinhas estão jogando sua canastra semanal. Uma delas confidencia à outra:
— Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo, e agora eu não consigo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida?
A outra olha fixamente para a amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz:
— Você precisa dessa informação para quando?

***

Dois velhinhos conversam num asilo:
— Macedo, eu tenho 83 anos, e estou cheio de dores e problemas. Você deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que você se sente?
— Como um recém-nascido.
— Como um recém-nascido?!
— É. Sem cabelo, sem dentes, e acho que acabei de urinar nas calças.

***

Uma velhinha sabia andar de moto, e todo dia passava pela fronteira montada na motocicleta, com um grande saco atrás. O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na moto com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou parar. A velhinha parou, e o fiscal perguntou:
— Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa todo dia por aqui, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu e respondeu:
— Areia.O fiscal achou que não era areia nenhuma, e mandou a velhinha saltar da moto para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco, e dentro só havia areia. Muito encabulado, ele ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na moto e foi embora, com o saco de areia atrás. Mas o fiscal ficou mais desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia, e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na moto com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que ela levava no saco, e ela respondeu:
— Areia, uai!
O fiscal examinou, e era areia mesmo. Durante um mês, todos os dias o fiscal interceptou a velhinha, e todas as vezes o que ela levava no saco era areia. Aí o fiscal se chateou:
— Olha, vovozinha, eu sou fiscal da alfândega há mais de 40 anos. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. E ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
— Mas o Sr. tá vendo que no saco só tem areia!
A velhinha já ia tocar a moto, quando o fiscal propôs:
— Eu prometo que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém. Mas a senhora vai me dizer qual o contrabando que está passando aqui todos os dias.
— O senhor promete que não conta a ninguém?
— Juro!!!
— É moto.

***

Ele sofria de amnésia, e procurou o médico:
— Doutor, estou com uma terrível amnésia.
— Desde quando?
— Desde quando o quê, doutor?

***

O idoso confidencia a um amigo:
— O médico me receitou um ótimo remédio para a memória.
— Ah, é!? Qual o nome do remédio?
— O nome?!... Ahn... Bem, vou dizê-lo já, já! Mas diga-me antes: qual o nome daquela flor que tem espinho?
— Deve ser rosa.
— Isso mesmo!
Virando-se então para a cozinha, o idoso pergunta:
— Rosa, qual é mesmo o nome do remédio?

***

Três velhinhas estão tomando chá na casa de uma delas. Diz a primeira:
— Chiiii! Estou tão ruim, que hoje de manhã, quando me vi de camisola, fiquei em dúvida se estava acordando ou se era hora de me deitar.
A segunda:
— Pois eu, na hora do café, fiquei confusa se já tinha comido ou se ainda ia começar a comer.
E a terceira, dona da casa:
— Deus me livre de ficar assim! Vou até bater na madeira...
E deu três batidas na mesa da sala. Em seguida, levantou-se e pediu licença às outras:
— Me desculpem, mas tem alguém batendo na porta.